jQuery é uma biblioteca de funções JavaScript que interage com o HTML, desenvolvida para simplificar os scripts interpretados no navegador do cliente (client-side). Lançada em dezembro de 2006 no BarCamp, de Nova York, por John Resig. Usada por cerca de 77% dos 10 mil sites mais visitados do mundo, jQuery é a mais popular das bibliotecas JavaScript.
jQuery é uma biblioteca de código aberto e possui licença dual, fazendo uso da Licença MIT ou da GNU General Public License versão 2. A sintaxe do jQuery foi desenvolvida para tornar mais simples a navegação do documento HTML, a seleção de elementos DOM, criar animações, manipular eventos, desenvolver aplicações AJAX e criação de plugins sobre ela. Tais facilidades permitem aos desenvolvedores criarem camadas de abstração para interações de baixo nível de modo simplificado em aplicações web dinâmicas de grande complexidade.
A Microsoft e a Nokia anunciaram planos de incluir o jQuery em suas plataformas. A Microsoft adotou na interface de programação (IDE) Visual Studio para uso com o framework AJAX da linguagem ASP.NET, e a Nokia em sua plataforma Web Run-Time de criação de pequenos aplicativos Widgets. A biblioteca jQuery também tem sido usada no programa MediaWiki, desde a versão 1.16.
Fonte: Wikipedia
Cookies Usage
This website uses cookies to improve the user experience and feed the platform's statistical systems. By continuing, you will be accepting their use.